Vereadores de Chapecó recebem informações sobre Banco de Leite Humano
Banco foi implantado em março de 2023
PUBLICADO EM 21/11/2023 - 18:29

O atendimento realizado pelo Banco de Leite Humano de Chapecó (BLH), foi apresentado na tarde desta terça-feira (21), durante sessão ordinária, na Câmara de Vereadores. Os representantes prestaram contas e responderam aos questionamentos, conforme requerimento aprovado das vereadoras Marcilei Vignatti (PSB) e Sueli Suttili (PSD).

Participaram da sessão, Joseano Virgulino, responsável técnico pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste e Andreia Dallagnol, coordenadora da Enfermagem do HRO. As vereadoras Marcilei e Sueli lembraram que o Poder Legislativo realizou reuniões de trabalho e aprovou moções para que Chapecó fosse contemplada com um banco de leite.

Em março deste ano, o banco foi implantado no Hospital Regional do Oeste e vem apresentando bons resultados. O setor é responsável em coletar o leite da mãe e oferecer ao próprio bebê ou em caso de produção excedente, a mãe é convidada a ser doadora. “A prioridade é para bebês prematuros com baixo peso”, lembrou Andreia.

Dessa forma, o BLH é responsável em fazer o cadastro, coleta, armazenamento, pasteurização, distribuição, atendimento em grupo ou individualizado. “O setor tinha expectativa de realizar um dimensionamento para processamento de 20 litros/mês, mas somente em setembro deste ano chegamos a coletar 109 litros”, destacou Joseano.

O responsável técnico pelo Banco de Leite ainda lembrou que o maior desafio é aumentar o número de doadores. Em função disso, dois contatos foram divulgados para quem tiver interesse em colaborar com a doação de leite materno: (49) 3321-8087 e whatsapp (49) 3321-6576.