Fiscalização da CASAN discutida na Câmara
Fiscalização da CASAN discutida na Câmara
PUBLICADO EM 07/11/2012 - 00:00

DSC07894O Diretor Regional da Unidade de Chapecó da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Adir Faccio, Coordenador de Fiscalização e Responsável Técnico da Ricardo ARIS e o engenheiro Ambiental Coordenador de Normatização Rafael Andrin Crestani participaram de Sessão da Câmara para explicar problemas que encontraram durante fiscalização nos equipamentos da CASAN. A Agência atende requerimento do vereador Valdemir Stobe. A ARIS, criada em 2005 fiscaliza empresas de saneamento, cobrando metas e qualidade dos serviços prestados.

O relatório mostra irregularidades nas instalações da empresa, tanto nas estações de recalque quanto de distribuição e no Lajeado Tigre. Constatou que não ocorre vistoria periódica nos equipamentos, não existe área sanitária nem placas indicativas, ocorrem atos de vandalismo nas estruturas de captação que apresentam problemas nos seus equipamentos e pessoas se banham há poucos metros da captação.

Ainda segundo o relatório existem resíduos orgânicos ao lado da captação e uma segunda captação através de empresa em Chapecó não apresenta outorga de uso da água que permitiria gerenciamento de recursos hídricos da bacia e asseguraria o controle quantitativo e qualitativo da água superficial e subterrânea.