Representantes da Associação dos Atingidos Foz do Chapecó participam de sessão ordinária
Associação falou sobre proposta de Plano Diretor
PUBLICADO EM 18/04/2024 - 18:40

A Câmara Municipal de Chapecó, em sessão ordinária desta quinta-feira (18), recebeu a visita de representantes da Associação dos Atingidos Foz do Chapecó (AAFC). O encontro atendeu requerimento do presidente do Poder Legislativo, André Kovaleski (PL), e tratou sobre assuntos relacionados ao turismo, meio ambiente e questões econômicas.

O presidente da entidade, Volmir Santolin, falou da importância de construir uma proposta de Plano Diretor e discutir zoneamentos específicos nas áreas de pesca, embarcações e construções de hotéis e resorts. “Estamos pensando numa audiência pública e reunir os municípios que são abrangidos pelo lago da Foz do Chapecó. Elaborar um Plano Diretor significará um avanço muito grande”.

Santolin também lembrou das compensações financeiras que os municípios recebem em função das áreas alagadas pelo lago. Segundo ele, entre 2021 e 2023, Chapecó recebeu cerca de R$ 4 milhões. “Esses valores ainda são muitos baixos e imaginamos que poderiam ser até 300% maiores. É uma briga que os 12 municípios precisam assumir”, lembrou.

No uso da palavra, os vereadores destacaram a possibilidade de explorar melhor o lago do Foz do Chapecó no setor de turismo. O presidente, André Kovaleski, por exemplo, exemplificou a Usina Hidrelétrica de Itá que se tornou um grande espaço para a promoção de turismo. “O Executivo Municipal já apresentou um grande projeto para transformar aquela área num polo de turismo. Mas essa ideia precisa sair do papel”, completou.