Câmara de Chapecó aprova Dia de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância
Projeto foi aprovado por todos os vereadores.
PUBLICADO EM 22/04/2024 - 16:52

Os vereadores de Chapecó, votaram e aprovaram, Projeto de Lei (PL), que cria o Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância. A data será comemorada anualmente, em 14 de maio, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para a Apraxia de Fala na Infância. O projeto é de autoria do presidente da Câmara, André Kovaleski (PL) e segue para sanção no Executivo Municipal.

Kovaleski lembra que o projeto de lei foi sugerido pela fonoaudióloga, Flávia Weschenfelder e a mãe de uma criança com apraxia na fala, Fernanda Pasa. “Em função disso, também apresentamos uma emenda ao projeto e denominamos “Lei Heitor Pasa da Costa”, para homenagear a criança chapecoense que realiza o tratamento”, explicou o presidente.

O projeto revela que o termo “Apraxia de Fala na Infância” foi aprovado em 2007 nos Estados Unidos e estima que uma ou duas, a cada mil crianças, são diagnosticadas com esse distúrbio neurológico que acaba por afetar mais os meninos. A Apraxia de Fala na Infância é um tipo de transtorno que acomete a aprendizagem dos sons da fala. Além disso, é considerada uma disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala, pois o cérebro não envia os comandos adequados para os articuladores, dificultando a produção das palavras.

O vereador ainda ressaltou que a inclusão da data no calendário do município é uma forma de divulgar e promover conhecimento a população, fazendo com que o contexto familiar e escolar, identifiquem os sintomas e consigam de forma precoce intervir com o tratamento adequado a cada caso.