Poder Legislativo debate a situação da dengue em Chapecó
Reunião tratou sobre as ações de combate à dengue em Chapecó.
PUBLICADO EM 11/03/2024 - 17:30

Na tarde de segunda-feira (11), o Poder Legislativo promoveu reunião de trabalho para debater a situação da dengue em Chapecó. A proposição, de autoria do vereador Cesar Valduga (PcdoB) foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, tendo em vista os índices de transmissão da doença no Município.

Participaram da reunião, o Secretário de Saúde Adjunto Osmar Arcanjo, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Cristina Galon, a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, o Sargento da Polícia Militar Ambiental, Luciano Bergonzi e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André João Telocken. Também estiveram presentes os vereadores Deise Schilke (PT), Ivaldo Pizzinatto (PSD), Jani Trichez (MDB) e Valdir Carvalho (PT).

O Secretário Adjunto esclareceu que o Município tem trabalhado de maneira intensiva no combate à proliferação da doença. “Temos feito um trabalho conjunto e vigoroso e os números que tem se apresentado são resultado de ações eficientes. Inclusive, de maneira inédita, tem sido utilizado drone pulverizador em lugares de difícil acesso”, explica Arcanjo.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica apresentou números referentes ao contágio no Estado e também no Município. “Em Chapecó, atualmente, os locais com o maior índice de casos são o bairro Santo Antônio, a Efapi e o bairro Passo dos Fortes. Neste momento, essas localidades têm sido o foco de maior atenção da vigilância epidemiológica”, explica Lilian.

Sobre as ações realizadas pelos agentes de endemias, a Coordenadora da Vigilância Ambiental explica que há um conjunto de procedimentos adotados. “Neste ano, já foram visitadas mais de 55 mil residências e estabelecimentos. Realizamos aplicações de tratamentos químicos e biológicos para controle do mosquito, e ações de coberturas de caixas d’água, cisternas, recolhimento de pneus, entre outras,” destaca Karina.

O secretário adjunto informa também que as estratégias de ação no combate à dengue são definidas semanalmente, baseadas nos números daquele período. “Para otimizar os atendimentos a quem foi contaminado, o Município abriu, nos últimos dias, ambulatório de atendimento à dengue e à covid, situado no Saic, junto ao posto de saúde do bairro”, informa Arcanjo.

O vereador proponente destaca a importância do trabalho em conjunto no combate à dengue. “É necessário que haja conscientização coletiva e trabalho por parte de várias esferas no combate à proliferação da doença. Somente envolvendo toda a comunidade em ações educativas e preventivas, teremos sucesso no combate à dengue. Nos próximos dias apresentaremos moção de apelo, solicitando ao Ministério da Saúde, celeridade no envio da vacina para o município”, finaliza Valduga.