Transporte coletivo é debatido em reunião de trabalho
Transporte coletivo é debatido em reunião de trabalho
PUBLICADO EM 18/07/2013 - 00:00

O transporte coletivo urbano de Chapecó foi discutido, em reunião de trabalho na manhã desta quinta-feira (18), no plenário da Câmara de Vereadores. Estiveram presentes no encontro representantes do Poder Público Municipal, Ministério Público e ainda representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros D'Oeste, da Unichap, da UMES, dos DCEs das universidades: Unochapecó, Unoesc e UFFS, representante do Conselho de Mobilidade Urbana, representantes das empresas de transporte, além da população que também se fez presente no debate.
De acordo com o propositor da reunião, vereador Nacir Marchesini, com as mudanças atuais da sociedade e com o aumento significativo no número de usuários, e de novos loteamentos é necessário que se proponha momentos de discussão aos mais interessados, os usuários, possibilitando a democracia participativa. "Em nosso município possuímos vários problemas na prestação de serviços no transporte público, é necessário ouvir os usuários que se utilizam dele diariamente. Somos procurados constantemente em relação ao valor, a falta de horários, a falta de cobrador presentes nos ônibus. Existe a necessidade de aumentar a segurança aos usuários, a falta de abrigos de passageiros entre outros. Também constatamos problemas no terminal urbano em relação à identificação, falta lista de horários (itinerários)", enfatiza o vereador. "Não é possível que como representantes do povo, continuemos a fechar os olhos às reclamações. É necessário que os usuários tenham um espaço para expor as sugestões", completa.
O valor da tarifa cobrado também é uma das principais reclamações dos usuários, diz Marchesini, já que segundo ele a partir da Medida Provisória 617/13 do Governo Federal, que passou a valer a partir do dia 31 de maio de 2013, as empresas de transporte coletivo municipais ficam isentos da contribuição do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). "Sendo assim, é necessário que se faça um recálculo do valor da passagem em nosso município, pois, o objetivo da isenção é o benefício aos usuários e não o aumento do lucro de empresas", ressalta o edil.
Os vereadores Adão Teodoro, Dirceu Cecchin, Diego Alves, Cleiton Fossá, Ivaldo Pizzinatto (Gringo), Marcilei Vignatti e Cesar Valduga, também participaram da reunião.