Reunião de Trabalho debate problemas no transporte público de Chapecó
Reunião ouviu demandas da comunidade
PUBLICADO EM 31/07/2023 - 18:06

O Poder Legislativo de Chapecó, realizou nesta segunda-feira (31), Reunião de Trabalho, para discutir as demandas do transporte público do município. A reunião atendeu requerimento dos vereadores Fernando Cordeiro (PSC), Cesar Valduga (PC do B) e Cleber Fossá (MDB). O encontro teve a presença de representantes da Prefeitura de Chapecó, Promotoria de Justiça e Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A empresa Auto Viação, concessionária dos serviços, foi convidada mas não enviou representante.


A reunião de trabalho, ouviu diversos usuários do transporte público e representantes de entidades. As principais demandas são referentes ao atraso dos ônibus, veículos superlotados, abrigos com pouca estrutura e sem acessibilidade e falta de segurança no Terminal Urbano.


Representantes do Conselho dos Direitos de Pessoa com Deficiência, destacaram precariedades das plataformas de elevação e falta de capacitação dos motoristas para atender usuários cadeirantes.


A promotora Cristiane Weimer, lembrou que a responsabilidade do transporte público é sempre do município, independente se o serviço é concedido ou não para uma empresa.


O secretário de Governo, Thiago Etges, respondeu aos questionamentos e destacou ações da Prefeitura de Chapecó em relação ao contrato de concessão do transporte público. Segundo ele, a empresa que conta com 88 ônibus para atender 900 viagens diariamente e 50 mil passageiros/dia, já adquiriu cinco novos veículos. Também lembrou que novos fiscais foram contratos pelo poder público para fiscalizar os serviços da concessionária.


Etges destacou ainda, que este mês será aberta licitação para aquisição de 168 novos abrigos para o perímetro urbano e outros 40 para as linhas do interior do município. “Além disso, o plano de mobilidade prevê a construção de dois novos terminais: um localizado na avenida Getúlio Vargas e outro no bairro Efapi”, completou.