O presidente da Câmara de Vereadores Marcio Sander participou de reunião com a diretoria do Sindicato do Comercio Varejista de Chapecó – SICOM- comandado pelo empresário Ivalberto Tozzo. A entidade busca intervenção do legislativo chapecoense para uma série de ponderações que a entidade entende ser necessário para melhorar a cidade tanto no aspecto econômico quando de infraestrutura e mobilidade.
Em suas ponderações a entidade mostra que a cidade não suporta mais a gestão do atual sistema viário que apresenta uma série de gargalos e as principais vias encontram-se com remendos inadequados. O documento observa a necessidade urgente de políticas públicas voltadas a mobilidade urbana com projetos que visem investimentos pesados na construção de corredores de ônibus, ciclovias e engenharia de tráfego moderna.
O SICOM julga importante também para o desenvolvimento econômico, a definição de incentivos fiscais e matérias para instalação e ampliação de empresas, consolidação das existentes e criação de novos distritos industriais para grandes, médias e pequenas empresas. Para um público de 2 milhões de consumidores, muitos que vem de outras regiões, a entidade cobra revitalização de espaços e logradouros públicos, mais facilidades para circulação e participação do município no Programa Multicentro Chapecó.
Cobra também o SICOM planos eficazes para atrair turistas que virão para o Brasil com a Copa do Mundo e aqui pode aportar. Recomenda pasta exclusiva para o Turismo. Na segurança o SICOM pede solução para os problemas e propõe emprego de inteligencia policial, aumento da capacidade operacional estadual, de efetivo e ampliação da Guarda de Trânsito. O sindicato pede também alteração calculo da Taça de Iluminação Pública que onera segmentos menos consumidores e recomenda politica educacional sobre econômica doméstica.
A tecnologia da informação é outro tema que o SICOM quer discutir e cobra participação municipal para evitar que as empresas caminhem sozinhas. Cobra controle de produtos de origem duvidosa e que provoca concorrência desleal. Recomenda ainda um conselho de combate a pirataria, adoção de politica para retirar do centro estabelecimentos que possam provocar violência e política severa para concessão de alvarás municipais.
Marcio Sander destacou a preocupação do SICOM com estes temas que também tem sido alvo de muitos debates no legislativo, alguns por ele já tratados como caso do Parque Tecnológico. “A preocupação do SICOM é também do legislativo e estas indicações também vão pautar o nosso trabalho como vereador por entender que são justas e necessárias e de interesse público”, concluiu Marco Sander.



