Susan Boller / Comunicação CMC
Atendendo ao requerimento do vereador Cleber Ceccon, o Poder Legislativo de Chapecó recebeu, na tarde desta terça-feira, (08), a visita do Coordenador da Fazenda Esperança, Manuel Souza Brasil.
Na oportunidade, Manuel explanou aos vereadores acerca do trabalho realizado no local. De acordo com o convidado, o projeto está presente em 15 países e também em todo o território brasileiro. Em Chapecó, a unidade existe há cinco anos e já atendeu 120 jovens, com problemas de drogadição. Atualmente, a casa acolhe 17 pessoas, e há um planejamento para que possa ampliar sua estrutura e aumentar sua capacidade.
Conforme o coordenador da Fazenda, não há tratamento clínico para os jovens da Casa. “Somos uma Comunidade Terapêutica. A recuperação se dá através de aconselhamento espiritual, convívio familiar e hospitalidade fraterna”, A manutenção da instituição é feita através da venda de produtos de artesanato, elaborados pelas pessoas acolhidas na casa e, também, pela produção rural. Manuel explica que, no local, há uma horta, criação de animais e lavoura. “Boa parte do que consumimos provém da nossa produção”, assinala. A unidade também recebe doações da comunidade em geral, entidades e contribuições da Igreja Católica e da Prefeitura Municipal de Chapecó.
Durante a visita, Manuel mencionou as dificuldades enfrentadas no acesso à Fazenda. “A estrada que leva até o local está em condições desfavoráveis. Costumeiramente, recebemos a visita de religiosos e familiares dos acolhidos que sempre relatam esse impedimento. O auxílio do legislativo, nesse aspecto, será muito de grande valia”, ressalta o coordenador.
Para o vereador Cleber Ceccon, proponente da visita, é importante que o Poder Público contribua, inclusive na prevenção de casos de vício em drogas. “O trabalho realizado na Fazenda Esperança é admirável. A drogadição destrói vidas e famílias. Fiz o convite para essa visita para que possamos pensar, juntos, em maneiras para contribuir com esse trabalho. Também produziremos indicação solicitando para que o Executivo realize uma melhoria na estrada que dá acesso à Fazenda Esperança”, finaliza o vereador.



