Legislativo presta homenagem a associados da Cooperalfa e entrega titulo de cidadão a Romeu Bet
Legislativo presta homenagem a associados da Cooperalfa e entrega titulo de cidadão a Romeu Bet
PUBLICADO EM 30/10/2013 - 00:00

Não faltou emoção na Sessão Solene de Concessão de Título de Cidadão Honorário a Romeu Bet e de homenagens aos associados da Cooperalfa, terça-feira em Alto da Serra, proposta pelo Vereador Nacir Marchesini e aprovada por unanimidade. Pavilhão local esteve lotado de associados, familiares e amigos dos homenageados. Ao mesmo tempo o poder legislativo prestou homenagem ao Distrito onde nasceu a Cooperalfa, que é uma das maiores do país e comemora 46 anos de atividades.

Foram alvo de homenagens 10 associados, alguns desde a fundação da cooperativa e todos prestaram depoimentos sobre o inicio da Alfa, as dificuldades e os avanços que ela proporcionou ao desenvolvimento das atividades primárias no Oeste, especialmente em Chapecó. Foram homenageados Abramo Capitânio (in memoriam), Alba Noêmia Cella, Antônio Sebastião Schneider, Francisco Sedosvki, Gentil Fava Killian, Gino Tomazini, José Bianchi, José Luzzi, Olívio Baldissera e Rovílio Antônio Scussiatto. Francisco Sedovski, um dos lideres da Cooperalfa há mais de duas dezenas de anos falou em nome dos associados homenageados. Nacir Marchesini falou em nome do conjunto de vereadores.

Romeo Bet, que recebeu o titulo de Cidadão Honorário de Chapecó não conteve a emoção quando utilizou a palavra em meio a cerca de 600 pessoas que prestigiaram o evento. Ele recebeu placa do Vereador Marcio Sander com a seguinte mensagem: “ A Câmara Municipal de Chapecó, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e tendo em vista a decisão do plenário em sessão de 05 de setembro de 2013: resolve agraciar o Senhor Romeu Bett com o título honorífico de “Cidadão Chapecoense” em sinal de reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Nacir Marchesini cumprimentou Romeu Bet pelo título de Cidadão honorário e os homenageados, a quem com honra fez questão de nominar. Disse que a homenagem é para todos os associados que fazem da Cooperalfa uma família que produz alimentos que desenvolve o interior a cidade. Enalteceu também a comunidade de Alto da Serra que sediou o evento e de onde surgia a cooperativa. “Objetivo nosso é reconhecer o trabalho que a Cooperalfa fez no meio rural, no Oeste, Estado e País. Ao homenagear as lideranças e a presidência, reconhecemos também o trabalho dos sócios, fundadores ou não, que tornaram a Alfa uma grande cooperativa”, disse o parlamentar.

Pouco antes os prefeitos de Chapecó e Guatambu, José Cláudio Caramori e Pedro Borsoi, respectivamente, assinaram projetos de lei de denomina de Acesso Aury Bodanese a estrada que liga a SC 283 à Alto da Serra. O acesso, que será asfaltado pelo Estado, corta os dois municípios. O requerimento propondo a denominação foi de Nacir Marchesini.

O Presidente do Legislativo Marcio Sander destacou em sua fala que a história da Cooperalfa é marcada pela seriedade com que ela vem sendo administrada, através de pessoas competentes, que nasceram na atividade primária e que entendem as necessidades do homem do campo. “Essa homenagem do legislativo é o reconhecimento que o município faz a esta grande família que muito tem feito por Chapecó e esse momento deve ficar eternizado na vida dos homenageados”, disse o parlamentar. Outras manifestações foram do Secretário de Desenvolvimento Regional Eldimar Jagnow, da Deputada Luciane Carminatti e do Prefeito José Cláudio Caramori.

Além de Marcio Sander e Nacir Marchesini estiveram presentes os vereadores Delvino Dalla Rosa, Dalmir Pelicioli, Neuri Mantelli, Ildo Antonini, Dirceu Cecchin, Valdemir Stobe, Auri Casalli, Mario Tomasi, César Valduga, Itamar Agnoletto, Marcilei Vignatti, Cleber Ceccon, Cleiton Fossá e João Maria Marques Rosa.