Câmara de Vereadores discute funcionamento da UPA
Câmara de Vereadores discute funcionamento da UPA
PUBLICADO EM 18/03/2013 - 00:00

O Vereador Paulinho da Silva cobrou na sessão de ontem informações sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – construída na Rua Sete de Setembro no Bairro Presidente Médici. Disse que a comunidade está carente de informações e se existem problemas é necessário que eles sejam expostos para que se encaminhe solução. Tem informações de que ocorreu concurso para contratação de pessoal. “Queremos saber a situação para viabilizar o seu funcionamento”,disse.

Nédio Conci destacou que a UPA fortalecerá os serviços de emergência pré-hospitalar e servirá para diminuir as demandas existentes nos hospitais. Entende que a UPA não está funcionando porque não é serviço a ser prestado por Chapecó apenas, mas sim pelos municípios da região da AMOSC que através de um pacto dividirão dos custos de funcionamento. A AMOSC estaria atuando nesse sentido. Outro problema e a aquisição dos equipamentos que são de alto custo, mas nesse sentido o Estado estaria contribuindo.

O Vereador João da Rosa Marques entende a necessidade de funcionamento da UPA, no entanto com todos os equipamentos necessários. “Não basta apenas abrir as portas”, orientou. Destaque que o Governo Federal participou com recursos para a construção da estrutura que é a parte mais fácil. “Deveria também municipalizar os investimentos”. Dr. João lembra que algumas UPAs pelo país estão com dificuldades por entrarem em funcionamento as pressas. Cleiton Fossá observou que durante o convênio o município sabia qual a parte da União.