O Poder Legislativo de Chapecó realizou, na tarde de sexta-feira (23), reunião de trabalho para debater a elaboração de plano de contingência para possíveis desastres aéreos no Município. A reunião atendeu a solicitação do vereador Claimar de Conto (PP) e teve a participação de representantes de órgãos voltados à segurança pública, defesa civil e entidades da área de saúde do Município.
O Aeroporto de Chapecó é referência no Oeste de Santa Catarina e também em parte do Rio Grande do Sul e Paraná. Atualmente, cerca de 500 mil pessoas circulam, todos os anos no local. “Nosso objetivo é entender os procedimentos de cada órgão envolvido em uma possível situação de emergência e analisar uma integração de todos os trabalhos”, explica Claimar.
A disponibilidade de vagas para atendimentos e procedimentos de emergência nos hospitais do Município, foi ponto de preocupação. “Chapecó tem profissionais altamente capacitados, tanto nos órgãos de resgate e segurança, quanto médicos e demais profissionais da saúde. Porém, é necessário que pensemos na infraestrutura adequada para o caso de atendimento a muitos pacientes chegando em um mesmo momento”, afirma a Gerente Regional de Saúde, Nádia Bender.
Como encaminhamento da reunião, foi criada uma comissão formada pelos órgãos de segurança pública, a qual fará a análise dos protocolos a serem seguidos e organizará treinamento simulado. “Definimos que a Defesa Civil do Município coordenará o trabalho da comissão para a elaboração do plano de contingência. Continuaremos acompanhando os trabalhos, dando todo o suporte necessário para a conclusão do plano”, finaliza Claimar.