Audiência Pública debate sobre a coleta de lixo
Encontro contou com a participação de representantes das Associações de Catadores, entidades e cidadãos
PUBLICADO EM 25/03/2024 - 18:16

Na tarde desta segunda-feira (25), o Poder Legislativo Municipal, promoveu audiência pública com o intuito de discutir a Coleta de Lixo no município de Chapecó, tendo em vista a importância desse serviço para a comunidade e considerando o interesse em contribuir para a correta disposição de resíduos sólidos. O encontro foi proposto pelo Presidente da Casa, Vereador André Kovaleski (PL) e contou com a participação dos vereadores Cesar Valduga, Fernando Cordeiro, Ivaldo Pizzinatto, Jani Trichez, Sueli Suttili e Wilson Cidrão. Também participaram do debate a Gerente Municipal de Resíduos, Graciela Heckler, o Juiz de Direito Jeferson Vieira, o Promotor do Ministério Público José Orlando Lara Dias, representantes de entidades, universidades, associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Para o proponente do debate, o intuito é fazer uma análise conjunta com a sociedade de Chapecó, para discutir o problema. “Há uma superlotação nas lixeiras, disposição inadequada ou irregular do resíduo, fora dos locais previstos pelo município. Essa situação vem causando problemas para comunidade e para isso precisamos debater o que queremos para nossa cidade, para que em conjunto possamos construir uma solução adequada para armazenamento e destinação dos resíduos”, destaca Kovaleski.

O Juiz Jeferson Vieira, destaca que o lixo é um dos maiores problemas da sociedade. “É importante que ajam estas discussões, que surjam ideias e sejam apresentadas soluções, mas que também a sociedade faça sua parte, com conscientização e com o dever de cada um. A educação é o caminho para que possamos melhorar o tratamento do lixo, em relação ao descarte inadequado. Por isso, é importante realizar um trabalho próximo e forte junto às escolas”, ressalta.

Para o promotor José Orlando Lara Dias, da 9ª Promotoria de Justiça que trata da área ambiental, Chapecó é uma cidade exemplo, em diversas áreas. “Apesar de ter destaque, a questão do lixo em nosso município ainda precisa evoluir. A Promotoria sabe das dificuldades na coleta e também os equívocos na disposição e se coloca como parceira do Poder Público para campanhas educacionais de conscientização sobre esse tema”, enfatiza.

Na oportunidade, foram apresentadas diversas demandas dos representantes das entidades, associações de catadores e cidadãos, relatando as dificuldades encontradas na coleta, seleção e destinação do lixo.

Os vereadores presentes destacaram a necessidade de políticas públicas e campanhas para educação e conscientização da comunidade e também a estruturação e realização da coleta do lixo de forma efetiva.

A Gerente de Resíduos Graciela Heckler, informou que quanto à separação de resíduos adotada em Chapecó, é utilizado o sistema de coleta que define a separação entre Recicláveis e Orgânicos/rejeitos. O reciclável é encaminhado às Associações de Catadores e o não-reciclável ao aterro sanitário licenciado. Atualmente, conta com quatro formatos de coleta adotados para diferentes partes da cidade: convencional, mecanizado, automatizado e subterrâneo, cada um com cronograma específico de coleta.

O município também conta com o projeto "Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável", uma iniciativa abrangente que visa melhorar as condições de trabalho dos catadores em suas associações, promover a conscientização e a preservação ambiental. Com ações como o recolhimento de móveis nos bairros, instalação de Ecopontos e novas lixeiras, a cidade busca não só embelezar seus espaços, mas também tornar a coleta mais eficiente e sustentável. “Soluções conjuntas para a limpeza urbana e a soma de esforços, com certeza, trará resultados positivos para a nossa cidade”, ressalta Graciela.