Apoiado em dados oficiais e nos seus 28 anos de experiência como Agente Prisional o Vereador Itamar Agnoletto reafirmou sua contrariedade com a ampliação da Penitenciária de Chapecó que aumentará a concentração de sentenciados. Prevê problemas futuros causados pelo excesso de detentos e entende que o investimento deveria ocorrer em presídios nas regiões de origem dos presos, como prevê a Lei de Execuções Penais.
Nesta segunda-feira o Vereador apresentou abaixo-assinado com 4.526 assinaturas de Chapecoenses que se dizem contrários a concentração de presos em um só local, como é a proposta do Governo do Estado para Chapecó. A ampliação da Penitenciária vai oferecer 600 novas vagas para o regime fechado. “Poderemos ter problemas como vem ocorrendo no complexo de Pedrinhas no Maranhão”, lamentou Itamar Agnoletto.
Ele aponta que se os presos de outras regiões – Xanxerê, Concórdia, São Miguel do Oeste, Videira, Caçador e outros – voltassem para sua origem, as condições da Pach em Chapecó ficariam confortáveis. Hoje são 1040 detentos para uma capacidade de 650. Do total de presos da Pach 467 ingressaram por Chapecó e o restante de outras regiões. De São Miguel do Oeste, Concórdia em Joaçaba são 365 e de outros 30 municípios 206 transferidos para Chapecó. Além disso em torno de 50 detentos são de Florianópolis, Rio Grande do Sul e do Paraná.
O ideal segundo o Vereador é que o Estado invista na melhoria e ampliação dos presídios nas regiões de origem dos presos, como SMO, Caçador, Joaçaba, Videira e Concórdia. Como isso não ocorre Chapecó vai pagar o ônus por concentrar grande população carcerária o que aumentará os conflitos internos. Ele lamenta que a questão está liquidada e que o Estado não quis ouvir os Chapecoenses nem os diversos segmentos que são contrários e essa ampliação.
Itamar Agnoletto vai enviar o abaixo-assinado a Secretária de Justiça e Cidadania do Estado como forma de protesto por esse investimento que nesse momento não é necessário para Chapecó. Entende que Caçador teria necessidade urgente de ampliação pois tem a capacidade largamente esgotada. “Agradeço as pessoas e entidades que se manifestaram e vamos ficar vigilantes porque entendemos que este é um passo errado que o Estado está dando contra Chapecó”, concluiu o Vereador.



