Portas de entrada de atendimentos de saúde em Chapecó é tema de encontro
Reunião de Trabalho aconteceu no plenário do Poder Legislativo
PUBLICADO EM 03/05/2024 - 16:58

A busca pela maneira adequada de receber atendimento na área da saúde em Chapecó, foi assunto debatido nesta sexta-feira (03), na Câmara Municipal de Chapecó. Diversos representantes da saúde do município participaram da Reunião de Trabalho, promovida pelo vereador Fernando Cordeiro (PL).

Os representantes da Saúde Municipal, Estadual, Hospital Regional do Oeste (HRO), Hospital da Criança, Pronto Atendimento (PA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tiveram a oportunidade de apresentar números relativos à quantidade de atendimentos e perfil dos pacientes atendidos. Durante as explanações, ficou claro que os usuários da saúde pública têm dificuldade em saber corretamente quais locais procurar para buscar atendimento. “O Hospital Regional do Oeste tem o dever de atender alta complexidade, porém, o atendimento também é feito para baixa e média complexidade devido a demanda”, ressaltou o coordenador do Pronto Socorro do HRO, Gianfranco Polli.

Já a coordenadora da UPA, Lorraine Cichowicz, falou que pacientes em estado grave se dirigem até a unidade para buscar atendimento. “Mesmo assim, realizamos todos os protocolos de atendimento. Mas situações como essas acabam impactando todo o procedimento, já que precisamos transferir o paciente e isso atrasa o próprio tratamento do usuário”.

O vereador Fernando Cordeiro, ao final da reunião de trabalho, propôs a criação de um comitê permanente com todos os envolvidos no encontro. A ideia, segundo ele, é preparar um material informativo que possa ser divulgado à população. “É necessário orientar o usuário onde procurar de forma correta, os locais de atendimento na área da saúde. Isso é positivo para o paciente que receberá tratamento mais rápido e ótimo para o sistema que aumentará sua eficiência nos trabalhos prestados”, completou.