Casan presta contas aos vereadores de Chapecó em Reunião de Trabalho
Vereadores que formam comissão especial solicitaram o encontro
PUBLICADO EM 30/04/2024 - 16:36

Atualizar as informações sobre investimentos da Casan em Chapecó. Esse foi o intuito da realização de uma Reunião de Trabalho, no Poder Legislativo, na tarde desta terça-feira (30). O encontro foi motivado pela aprovação de um requerimento de autoria dos vereadores Ivaldo “Gringo” Pizzinatto (UB), Valdir Carvalho (PT) e Claimar de Conto (PP), membros da Comissão Especial de Acompanhamento da Obra Denominada Adutora do Rio Chapecozinho. A Companhia foi representada pelo superintendente Regional, Pery Filho, e pelo chefe da Agência de Chapecó, Bruno Eleotero.

No início da reunião, foram repassadas informações atualizadas sobre as obras da adutora do Rio Chapecozinho. De acordo com os representantes da Casan, as obras de captação, tratamento e distribuição de água estão dentro do cronograma previsto. Pelo levantamento da companhia, as obras de adutora de água bruta estão com 98% concluídas e a adutora de água tratada em 56%.

Sobre os reservatórios, três estão em construção. Um deles, localizado em Xaxim, está em 80% concluído e terá capacidade de 3,5 milhões de litros. O reservatório de Xanxerê será o maior e terá possibilidade de armazenar 6 milhões de litros. Já a estação de tratamento, está com 50% das obras realizadas e terá capacidade de 1.200 litros por segundo. A primeira parte da obra está prevista para entrar em funcionamento até final do ano que vem. A adutora do Rio Chapecozinho será responsável em abastecer os municípios de Xanxerê, Xaxim, Cordilheira Alta e Chapecó e já foram investidos, segundo a companhia, cerca de R$ 420 milhões.

Pery Filho, também destacou o investimento de R$ 26 milhões na dragagem do Lajeado São José, principal local de abastecimento de água de Chapecó. “Até agora, foram executados 15% do contrato, sendo que já foram retirados 45 mil metros cúbicos de lodo do local. O serviço deve ser finalizado daqui a dois anos e meio”, lembrou.

Bruno Eleotero falou sobre os problemas de abastecimento de água em Chapecó por falhas na distribuição. Segundo ele, somente em 2023, foram registrados 420 rompimentos de rede no município. “Em função disso, a Casan investe R$ 30 milhões na implantação de novas redes e aquisição de bombas e motores. Com isso, vamos aprimorar a distribuição e diminuir consideravelmente a falta de água”.

O vereador “Gringo”, presidente da comissão, disse que é fundamental que o parlamento chapecoense fiscalize cada obra e investimento da Casan e, segundo ele, esse trabalho continuará. “Vamos periodicamente visitar as obras ou buscar informações para que a população não sofra mais com a falta de água”, finalizou.