A Câmara de Vereadores de Chapecó, realizou na tarde desta terça-feira (25), mais uma edição do programa “Integra CMC”, que trata-se de uma iniciativa conjunta dos setores administrativos do Poder Legislativo, para promover a melhoria da gestão pública e a integração entre servidores e vereadores. Em função do “Outubro Rosa”, a ideia foi convidar uma palestrante para apresentar informações sobre o câncer de mama.

O “Integra CMC”, oferece cursos, palestras e capacitações, por meio de profissionais capacitados, que abordarão temas relevantes de interesse coletivo. Os encontros ocorrerão de acordo com as necessidades previamente estabelecidas.

Nesta terça-feira, servidores, assessores e vereadores acompanharam uma explanação da enfermeira e professora, Maíra Rossetto. “Outubro é o mês de conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres”, lembrou.

Maíra Rossetto apresentou levantamentos sobre o número de casos de câncer de mama, a prevenção, os sintomas e o tratamento da doença. Segundo ela, os fatores genéticos são primordiais, mas os comportamentos individuais podem acelerar ou até desencadear o câncer. “O autoexame, ou seja, o hábito da mulher tocar no seu próprio corpo pode facilitar o diagnóstico rápido e, dessa forma, obter um tratamento mais eficaz”.